Menu

domingo, 25 de março de 2012

Enxame de Mandaçaia Quadrifasciata ( em desenvolvimento - 1º parte):

Ninho + potes de polem e mel da Mandaçaia
Na foto ao lado podemos ver o resultado de uma divisão de Mandaçaia ocorrido em 16/01/2012, temos praticamente 3 meses decorridos após a divisão. A caixa utilizada é o modelo INPA com dimensões apropriadas para essa espécie de ASF ( Abelha Sem Ferrão ).

Clique aqui para ver o projeto da caixa para Mandaçaia ( INPA ).

Vejam como a Mandaçaia vai construindo os potes de polem e mel em volta do ninho, que coincide justamente com o famoso quadrado, ou seja, o ninho vai crescendo e em volta ficam os potes.  Isso facilita muito no momento da divisão, basta retirar uma extensão e colocar na nova caixa, desde que ambas sejam padronizadas.  Por isso é muito importante na hora de construir as caixas, procurar um modelo que satisfaça suas necessidades de manuseio ( multiplicação de enxames ) e mantenha esse padrão.
Eu procuro usar esse modelo ( INPA ), é muito pratico.
Contudo nas proximas caixas a serem construidas, vou inserir tabuinhas ( varetas ) na parte superior de cada modulo ( extensão ), coincidindo com o tamanho do quadrado.
Pra que isso !!!
Entrada da Mandaçaia - enxame com 3 meses
Simples, toda vez que uma extensão é desmembrada da outra, os potes de polem e mel se rompem e o derrame de mel é inevitavel, e, isso atrapalha e muito no momento da divisão. Os potes se rompem pelo fato das abelhas "colarem" os potes no fundo da extensão imediatamente superior e as "varetas" irão impedir essa "colagem". Pronto, assim fica mais facil fazer a divisão.
Não e mesmo !!!

O modelo de caixa já existe, basta corrigirmos alguns detalhes e implementar outros para facilitar nossas vidas e das abelhas.
Viu só !!! Acabei de utilizar o conceito de reengenharia.

9 comentários:

  1. Amigo Lúcio,
    beleza de postagem!!
    Realmente a caixa INPA,é muito boa por facilitar as multiplicações,além de serem mais fáceis de se acomodarem nos espaços reduzidos de suportes ou estantes...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    meliponário Braz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo Romero;

      Estou padronizando minhas caixas.
      Grande abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir
  2. Estou fazendo a minhas cxs com base no modelo INPA. Espessura das paredes (4 cm). Altura das alças (7 cm). Espaço interno (15 x 15 cm). Na parte superior do ninho vou por duas varetinhas e sobre elas uma folha de acetato para o potes de mel e pólen não grudarem no fundo do sobreninho. O mesmo vou fazer com o sobre ninho para os potes de mel e pólem não guradarem na fundo da meleguira. A caixa vai ter duas melgueiras individuais, uma no lado da outra, cada uma com a seguintes medidas (22 x 10 x 8 cm).

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei do acabamento da caixa, parace madeira que dura bem.
    Você vende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Sim, vendo alem de enxames, as caixas racionais vazias também.
      Caso tenha interesse, me contate no email:
      luciopivoto@hotmail.com
      Abçs

      Excluir
  4. Olá gostaria de comprar enxames de meliponas, vc está em qual região ? Gostaria o quanto antes agradeço se puder responder logo abs

    ResponderExcluir
  5. Olá gostaria de comprar enxames de meliponas, vc está em qual região ? Gostaria o quanto antes agradeço se puder responder logo abs

    ResponderExcluir
  6. Olá gostaria de comprar enxames de meliponas, vc está em qual região ? Gostaria o quanto antes agradeço se puder responder logo abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Por favor, entrar em contato no email particular:
      luciopivoto@hotmail.com
      Obrigado.

      Excluir

Deixe sua mensagem.