Menu

sexta-feira, 9 de março de 2018

Caixa sextavada (reaproveitamento de sobras de madeira)

[Figura-1]



Quando estamos trabalhando com a marcenaria, fabricando caixas modelo INPA , PNN ou outro modelo qualquer, sempre sobra uns pedaços de madeira que não dá pra fazer nem um modulo sequer.

Mas, se voce for guardando cada pedaço que sobra, vai colocando dentro de uma caixa de papelão e guarda, depois que ela estiver cheia, então faça uma avaliação da quantidade que voce tem disponivel dentro da caixa ( figura-1).









[Figura-2]





O curioso é que, com pedaços pequenos, não conseguimos fabricar uma caixa racional padrão no modelo INPA, por exempo, mas se você juntar 6 pedaços, você conseguirá fazer um módulo sextavado ( 6 lados iguais ).

Interessante isso, não é mesmo !!!

A união faz a força, e  nesse caso, o conjunto de 6 pedaços pequenos de madeira, conseguimos construir um módulo e 24 pedaços, conseguimos construir 4 módulos.

A figura-2 ilustra isso



[Figura-3]



A figura-3 ilustra a caixa completa, nesse caso, foi construido uma caixa racional sextavada com dimensão interna de 15 cm, ideal para mandaçaia, irai, mandaguari, tubunas.

O fundo e a tampa foram construidas com várias ripas, coladas e depois parafusada em pontos principais.

Enfim, gosto de reaproveitar tudo que for possível, seria o principio da reengenharia.

Nas próximas postagens, estarei mostrando como calcular o tamanho da peça para se conseguir uma caixa sextavada com 12 cm intermo, 15 cm interno, 20 cm interno.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.