Menu

segunda-feira, 3 de março de 2014

Enxame de Apis ocupando uma caixa vazia de Uruçu

[Figura-1] Enxame de Apis se alojando em caixa INPA
Essa cena que vocês estão vendo, as abelhas praticamente já estão se posicionando para o alojamento dentro de uma caixa vazia usada por Uruçu, é uma caixa com dimensões 20x20 cm internamente por aproximadamente uns 30 cm de altura.

Inicialmente essa caixa estava entre muitos outros enxames de ASF, quando percebi que elas estavam procurando um lugar para morar e já estava começando a incomodar as vizinhas ASF, então imediatamente retirei essa caixa e coloquei na posição que vocês estão vendo agora.

[Figura-2] a aglomeração é grande
Vejam na na figura-2 como é bonito de se ver e ao mesmo tempo perigoso. Orientei todos de casa quando ao risco que esse cenário representa.

Essa já é a segunda vez que capturo enxame de Apis, e, sou obrigado a me desfazer dele. Pois existem vizinhos e animais circulando e caso elas fiquem nervosas, pronto, o distúrbio vai ser grande e perigoso.





[Figura-3] Será que vai caber todo mundo lá dentro !

E aquela pergunta:
"será que vai caber todo mundo lá dentro da caixa ?"

Pois é, a moçada é numerosa, com certeza a princesa está lá dentro com sua corte, enquanto as operárias ficam do lado de fora, batendo um papinho e tomando um ar fresco, enquanto os bonitões lá dentro decidem o que fazer.

Esse enxame foi removido com segurança para um apiário de um amigo meu, lá elas estarão seguras  e irão produzir muito mel.

Um comentário:

Deixe sua mensagem.