Menu

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Divisão de Mandaçaia: Discos maduros na parte superior do ninho

[Figura-1] Discos grudados na tampa da caixa
Como já tinha relatado na postagem do dia 24/11/2014, lá eu comentei que ao abrir a tampa de qualquer caixa de ASF (Abelhas Sem Ferrão), podemos encontrar as seguintes situações:
1) discos maduros ( crias nascentes ) estarem na
     parte superior do ninho;  
2) discos verdes ( crias novas ) estarem na parte
    superior do ninho.

Para ver a postagem desse tópico clique aqui.

Bom, todos sabemos que se os discos maduros estiverem na parte superior do ninho, a divisão será tranquila e sem transtornos.

[Figura-2] Discos maduros ( crias nascentes )
Ou seja, basta abrir a tampa e retirar os discos maduros que estão logo em cima e montar uma caixa filha.

Vejam na figura-1, quando abri a tampa da caixa, os discos maduros estavam praticamente "grudados" na tampa, então foi uma divisão tranquila, rápida e segura.

Imaginem se os discos maduros estivessem na parte inferior do ninho e mesmo assim  eu quisesse fazer a divisão, só me restaria uma única alternativa:
retirar todo o ninho pra fora da caixa e pegar os discos maduros e depois devolver o ninho de volta pra caixa.

Perceberam o transtorno que isso acarreta para as abelhas e os riscos que estamos correndo, pois leva mais tempo, podemos acidentalmente estourar algum pote de pólen ou mel dando chance dos forídeos atacarem.

Vejam na figura-2, como os discos maduros ( cor clara ) estavam na parte superior do ninho, bastou apenas desgrudar o invólucro ( invólucro é a cera macia que envolve os discos )  e retirar os discos, com a maior facilidade.
[Figura-3] Discos maduros

Viu como fica fácil fazer uma divisão quando encontramos os discos maduros na parte superior do ninho !!!

Portanto se ao abrir a caixa e deparar com crias novas na parte superior, então espere alguns dias e abra a caixa novamente, que você vai encontrar esses mesmos discos mas na forma de maduros, basta dar tempo ao tempo.

Agora, se a pressa e outros fatores ( tempo bom, etc ) estiverem falando mais alto, então não tem outra saída,  terá que correr o risco de fazer uma divisão rasgando todo o ninho a procura de discos maduros e depois arcar com as consequências.

Grande abraço e muito sucesso pra você.



3 comentários:

  1. Muito Legal Amigo ! Eu vou ganhar um enxame de Mandaçaia é bom que eu já vou vendo como dividir ela depois ! rsrs + sua postagem ficou bem legal ! E é bom que pelas fotos eu tenho uma ideia de como é o enxame de Mandaçaia !

    ResponderExcluir
  2. Bacana Sergio;
    Boa sorte na divisão da sua Mandaçaia.
    Lembre-se: cada divisão tem seus peculiares, ou seja, dependendo da posição em que se encontra o ninho pode ser fácil ou um pouco complexo.
    Mas a prática com o tempo vai nos mostrando como driblar isso.
    Grande abraço e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde, comprei um enxame de mandaçaia, a caixa inpa tem 2 alças, agora é inicio de inverno sei que devo aguardar o verão, mas observando durante a alimentação, vi que o ninho já está chegando na tampa, então provavelmente tenho ninho e sobre-ninho cheio, como faço uma divisão de uma caixa de 2 alças?

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.