Menu

sábado, 29 de dezembro de 2012

Resultado da praticidade da caixa racional INPA modificada

[Figura-1] Modulo extensor retirado da caixa Matriz
Nesse verão fabuloso ( tá saindo até fumaça do chão, de tão quente que está ), aproveitei para fazer uma divisão de enxame de Mandaçaia QQ.

Como todos sabem que durante a divisão é costume retirar um modulo extensor e levar pra caixa filha, extensor este que pode ser visto na figura-1. Pois levando o modulo extensor, você garante que na caixa filha terá alimento para as operarias começarem um novo enxame. Porém os potes de polém e mel não podem estar danificados, pois caso contrario você colocará em risco toda a divisão, pois os forideos não perdoam, eles simplesmente arregaçam.

[Figura-2] Caixa Mandaçaia sem o triangulo na parte superior
Pois bem, para garantir que os potes de polém e mel não serão danificados ( estourados ) durante o manuseio ( retirada ), eu fiz uma adaptação na caixa INPA, onde coloquei um fundo na parte superior de cada modulo ( veja na figura-3 ).

Na figura-2 temos a caixa tradicional, conforme foi desenhada pelo seu idealizador. Na parte superior notamos que não existe a proteção.





[Figura-3] Modulos com proteção na parte superior
Vejam a diferença nos modulos extensores olhando as figuras-2  e 3.

O resultado da praticidade dessa adaptação ( colocar proteção na parte superior ) foi notada quando fiz a retirada do modulo para concretizar uma divião, ou seja, retirei o modulo e todos os potes de polem e mel ficaram intactos.

Com a proteção na parte superior, as abelhas quando forem "grudar" alguns potes no fundo do modulo imediatemente superior, vai simplesmente "grudar" na parte superior do seu proprio modulo ( vejam isso na figura-1 )

[Figura-4] Modulo sem a proteção superior
Na figura-4 podemos ver alguns potes de mel que se romperam durante a retirada do modulo, cujo modulo extensor não está provido da proteção superior.

É bastante incomodo quano isso acontece, pois o mel que é derramado em cima do ninho, acaba por dificultar a divisão e os riscos de atrair forideos e formigas começa a aumentar, sem falar no tempo gasto a mais para arrumar e limpar.

Bom, essa é a primeira divisão que faço usando os modulos extensores com proteção na parte superior.  A primeira impressão que tive foi boa, me facilitou muito a tarefa da multiplicação, foi muito rápido, não perdi tempo.  Coloquei os discos maduros no fundo da caixa ( não esquecer de colocar as famosas bolinhas de cera para receber os discos ), feito isso, o ninho recebe esse modulo e melgueira e pronto, a divisão está feita.

Vejam como é realizado a adaptação nos modulos extensores:
Grande abraço e muito sucesso pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.