Menu

sábado, 15 de dezembro de 2012

Caixas pre montadas ( muito facil !!! )

[ Figura-1 ] Caixa modelo INPA para Jatai
Quando falamos em abelhas sem ferrão, logo associamos a imagem de uma caixa racional bem projetada e confeccionada. É isso mesmo, não tem como desasociar uma coisa da outra.

A caixa apresentada na figura-1 é o modelo INPA com dimensões internas de 12x12 cm, com uma altura interna de 14 cm até o fundo da melgueira.
Ou seja, espaço ideal para uma bela rainha Jatai nidificar com sua familia e nos alegrar com seus magestosos vôos ( sem contar que elas são brigonas ).

O projeto em si é único, mas a forma com que executamos traz um diferencial.

[ Figura-2 ] Peças de tamanho único
Na figura-2 podemos ver como as peças são cortadas. Essa é uma das formas de se confeccionar a caixa. A vantagem é que ao colocar a madeira ( tabua ) na bancada de marcenaria para começar o corte, o fato das peças terem o mesmo tamanho e formato, facilita bastante no seu preparo e isso traduz em rapidez de execução: tempo gasto muito menor ( quem trabalha com marcenaria vai entender perfeitamente o que quero dizer ).





[ Figura-3 ] Modo como as peças são agrupadas
Veja na figura-3 como as peças já cortadas são agrupadas ( interligadas ) entre si. Após o fechamento de todas elas, o espaço interno é exatamente 12x12 cm, precisamente 12 cm.

Estão lembrados quando falei logo no início dessa postagem que o projeto é único, mas a forma como ele é executado é que faz o diferencial. E hoje estamos correndo atrás desse conceito para que facilite nosso dia a dia. Estamos constantemente buscando melhorias e novas formas de fazermos o que sabemos, mas de forma diferente.


[ Figura-4 ] Peças sendo encaixadas
Veja como é super facil fazer a junção das peças, a figura-4 ilustra esse momento. A cada peça que vai sendo encaixada, recebe primeiramente uma pequena camada de cola para madeira para depois se unir a outra peça.










[ Figura-5 ] Detalhe do encaixe das peças
Quando a madeira é cortada dentro das especificações do projeto inicial, os encaixes são perfeitos.

Lembrando:
Muitas vezes temos que recalcular todo o corte, dependendo da espessura da madeira. O bom marceneiro pega o projeto no papel e aplica em cima do que ele tem de material, no caso das caixas, quando maior for a espessura da tabua melhor, mas nem sempre encontramos tabuas iguais, sempre tem as variações de alguns milimetros. Aplica-se 12x12cm internamente, depois é só levar em consideração a espessura da tabua e depois é só mandar bala na serra eletrica.

[ Figura-6 ] Fundo do ninho sendo montado
Observem a figura-6, nela podemos ver o momento em que a parte do fundo da caixa está sendo montada. Tudo se encaixa perfeitamente.












[ Figura-7 ] Modulos já montados
Quanto aos modulos de aumento, os famosos triangulos que compoem o fundo de cada um deles, já está cortados em peças individuais ( triangulo separado um do outro ), depois é só colar. O fundo da melgueira é simples, contendo alguns furos para permitir a passagem das abelhas.








[ Figura-8 ] Todas as peças soltas
Vejam que espetáculo !!!

Todas as peças disponiveis para a montagem de uma caixa racional modelo INPA para abelha Jatai, a figura-8 ilustra isso.

O fundo da melgueira está sem os furos ( nessa foto ). Mas antes de montar, eu fiz os furos ( a figura-7 mostra esse detalhe ).






[ Figura-9 ] Todas as peças prontas para embalagem
Na figura-9 podemos ver todas as peças prontas para embalagem. O volume é pequeno.

**********************************

Essa caixa foi um presente do meu amigo Pedro Ziti, o qual é profundo conhecedor da arte de Marcenaria.

Para entrar em contato com ele, basta ligar para:
(019) 8112-7919

**********************************  


Grande abraço e muito sucesso pra vocês.

8 comentários:

  1. Meu amigo Lúcio!!

    Que beleza de postagem!!Essa ideia das caixas pré-fabricadas é demais!!Além de ficar muito fácil montar e de ser linda...

    Mais uma vez,parabéns pela bela postagem!

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.


    ResponderExcluir
  2. Obrigado Paulo.
    Juntos, cada um vai colaborando para fazermos a maquina Meliponicultura crescer cada vez mais, ser mais conhecida e melhor divulgada.
    Grande abraço e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  3. Caro Lucio obrigado pelos elogios, espero conseguir resultados legais com o novo desafio na criação das ASF assim como o meu hobby da marcenaria. Abçs.

    Pedro Ziti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ziti !!!
      Muito sucesso pra você nessa etapa espetacular com as ASF.

      Sucessos.

      Excluir
  4. boa tarde? você vende esse tipo de caixa? se vende quanto custa + o frete para. cep 98500-000.obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá amigão !!!
    Esse tipo de caixa pre-montada, peço a gentileza de contatar nosso amigo Ziti.
    no telefone (019) 8112-7919.

    Grande abraço e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  6. Olá realizei uma divisão da minha colméia a umas duas semanas e agora vi que muitos filhotes estão morrendo será que a princesa não nasceu oq pode estar acontecendo? Desde já agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo;
      Procura verficar se o enxame está precisando de alimentação (xarope ).
      Abçs

      Excluir

Deixe sua mensagem.