Menu

domingo, 28 de outubro de 2012

Caixa INPA (15 X 15 ) reduzindo espaço interno....

[Figura-1]  Caixa INPA para Mandaçaia
Neste final de semana (26/10/2012) o sol estava uma beleza, a temperatura um espetaculo, sem vento, bastante quente.

Condições ideais para se fazer uma divisão de ASF....

Pronto !!!

Lá estava eu com tudo esquematizado para iniciar os procedimentos de divisão e de repente:  CADÊ AS CAIXAS PARA JATAI ????

No meu estoque tinha apenas caixas INPA ( 15 X 15 ) para Mandaçaias, não tive duvidas, peguei duas caixas e fiz algumas adaptações incluindo redução do espaço interno para atender a divisão proposta com as Jatais.

[Figura-2]  Caixa INPA recebendo as cantoneiras - reduçao
Uma solução encontrada foi a de reduzir o espaçao interno da caixa INPA, colocando  cantoneiras nos 4 cantos, conforme podemos ver na figura-2.  As cantoneiras são pedaços de pau com angulo de 45º, os quais se encaixam perfeitamente nos cantos da caixa. Com isso conseguimos reduzir um pouco o espaço interno e oferecer um ambiente mais adequado para a especie de ASF Jatai.






[Figura-3] Caixa INPA com as cantoneiras já colocadas
Na figura-3 podemos ver as cantoneiras já colocadas.  Quanto maior o tamanho das cantoneiras, mais espaço interno você vai estar reduzindo e ao mesmo tempo aumentando a espessura da caixa, fazendo com que a mesma fique mais grossa e oferecendo cada vez mais proteção.










[Figura-4] Interior da caixa INPA com as reduções
 Na figura-4 podemos ver como ficou o interior da caixa INPA com as reduções já inseridas e coladas.

O tamanho 15 x 15 internamente para a Jatai é um pouco grande, o ideal seria de 12x12. Quando existe muito espaço em volta do ninho, as Jatais acabam construindo potes de polem e mel, e, durante o processo de divisão, isso acaba atrapalhando um pouco.

Bom, é isso, para não perder a oportunidade de fazer a divisão, acabamos por improvisar recursos para conseguirmos atingir nossos objetivos.

Grande abraço e muito sucesso pra você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.