Menu

sábado, 25 de agosto de 2012

Caixas e mais caixas....que coisa boa !!!

Caixas para Irai ou Jatai ( sem pintura )
Já imaginaram a seguinte situação:
Um enxame de Jatai ou Irai fervilhando a ponto de explodir de tantas abelhas esfoaçando em volta da caixa !!!

É o indicio de uma enxameação, e você corre pra fazer a divisão e de repente, CADÊ AS CAIXAS VAZIAS !!! Pois é, esqueceu de fazer....

Lá vem o desespero, pra se conseguir uma caixa de ultima hora e o improviso acaba acontecendo e muitas vezes não é exatamente o que queriamos fazer.

Caixa para Irai ou Jatai ( sem pintura )
Portanto, um bom Meliponicultor tem que estar preparado para essas situações. Para cada especie de ASF ( Abelha Sem Ferrão ) que  você tiver em seu Meliponario, é sempre bom ter uma caixa de reserva guardada, com certeza você estará usando-a em uma emergencia ou simplestmente usando em uma divisão programada e tranquila.

Outro dia, uma de minhas caixas vazias foi simplesmente ocupada por uma enxameação de Jatai, foi um espetáculo, enxameamento muito forte mesmo. Caso queira ver esse enxameamento, clique aqui.

É isso pessoal, trabalhar com ASF é uma arte espetacular, mas precisamos entender um pouco sobre elas para que possamos manusear e fazer as coisas de forma correta.

Grande abraço e muito sucesso pra vocês.

Um comentário:

  1. Cara gostaria de saber a medida desta caixa e dicas de caixa para jatai por favor responda no meu email se possível valter.alflen@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.