Menu

sábado, 28 de abril de 2012

Jatai preparada para enfrentar o período de inverno.

Enxame de Jatai ( caixa modelo PNN )
Este enxame de Jatai já está preparado para enfrentar o período de inverno, época de frio, a movimentação de coleta de polem, nectar é bem reduzido, elas vão ficar num estágio parecido com hibernação.

Portanto, o estoque de alimento é importante nesse período, para sua sobrevivencia e manutenção da colmeia, sendo assim o trabalho é intenso na primavera, justamente para compensar no frio.

O enxame está tão forte que no momento da abertura da caixa quase fui devorado por elas, eu estava sem camisa, e isso foi motivo de muitas "beliscadas" dentre algumas delas, doloridas.  Tive que interromper o processo de filmagem e fechar a caixa, para que elas voltassem para o interior da mesma. Tudo isso é divertido e relaxante, são momentos únicos em nossas vidas que devem ser registrados e transformados em informação para conhecimento e aprendizado.

É a natureza em seu processo de proteção.

Esse estoque de alimento, uma vez retirado, temos que recompensar com alimentação artificial.

Um comentário:

  1. Amigo Lúcio,

    maravilha de colônia!!Realmente,estão com um estoque de alimentos,muito grande...A natureza,é sábia.elas sabem que tem que se preparar para o período de alimento escasso,e de temperaturas indesejadas.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.