Menu

domingo, 1 de abril de 2012

Enxame de Mandaçaia em desenvolvimento ( 2º parte ):

Foto tirada em 01/04/2012


Novamente a inspeção na caixa de mandaçaia nos traz surpresas !!! No último Domingo ( 25/03/2012 ) durante a inspeção do mesmo enxame, aproveitei e tirei algumas fotos que foram postadas nesse blog ( postado em 25/03/2012 ).
Na foto ( tirada em 25/03/2012 ) abaixo você pode ver  como o enxame estava e como ele está hoje, ou seja, já se passaram 8 dias de intervalo entre as inspeções.  Na foto ao lado vemos que os potes de polem e mel estão cheios, outros foram removidos e reinstalados em outras posições ( compare com a foto mais abaixo ).

Quanto ao ninho, não interferi, apenas realizei inspeção visual por fora, houve uma pequena evolução, o ninho está subindo, de forma que o enxame vai ficando mais forte.

Foto tirada em 25/03/2012
Na foto ao lado é a mesma que foi postada em 25/03/2012, coloquei-a aqui para facilitar uma prévia comparação com a foto mais acima, onde podemos observar os detalhes de mudança de posição de alguns potes. Aqui eles estão quase prontos ( estão em fase de acabamento ) enquanto que na foto acima eles além de estarem prontos, já estão em uso, ou seja, eles já contem mel estocado.





Se quiser rever a postagem dessa foto, publicada em 25/03/2012, clique aqui.

Novamente reforço a necessidade de instalação de "varetas" na parte superior de cada parte extensora, visando o não rompimento dos potes toda vez em que formos manusea-los, ou seja, retirar para fazer uma divisão ou até mesmo a famosa inspeção rotineira.
Na foto acima, pode ser observado que os potes sofrem com a retirada da parte extensora imediatamente acima, a parte superior dos potes acabam sendo rompidos.

É atraves de obserções e manuseio onde conseguimos ir adequando determinados acertos e reajustes naquilo que já foi desenvolvido / projetado, e que se encontram e em funcionamento.

"Pra que reinventar a roda, ela ja foi inventada, o que temos que fazer é aprimora-la, fazer com que ela rode mais livre, tenha uma arenodinamica melhor, um rolamento mais robusto, etc ".

 Vamos aplicar esse conceito em nossas caixas racionais também !!!

Grande abraço e muito sucesso à todos.

2 comentários:

  1. Amigo Lúcio,
    beleza,como você disse,os manejos devem ser simplificados,para que todos possam dominar as técnicas racionais de criação...

    Parabéns pela bela colônia,em desenvolvimento.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo Romero;

      Ficar "brincando" com as ASF é muito divertido e prazeroso.


      Grande abraço e muito sucesso pra você.

      Excluir

Deixe sua mensagem.